Frete Grátis
a partir de R$ 250,00
BH e região
Parcele em até 6x
*parcela mínima de R$ 50
5% de desconto
pagando com Pix
Segurança
Site 100% seguro
O QUE É VITAMINA B12?
A Vitamina B12 (cianocobalamina) é a mais complexa das vitaminas, contém um microelemento, o cobalto que, na B12 purificada, está ligado a um grupo cianeto, o que lhe confere a denominação de cianocobalamina. Constitui um cofator e uma coenzima em muitas reações bioquímicas, como síntese de DNA, síntese de metionina a partir da homocisteína e conversão do propionil em succinil coenzima A, a partir do metilmalonato. A cianocobalamina é a forma mais indicada da cobalamina nos quadros ematológicos e a forma hidroxicobalamina nos quadros neurológicos. Os alimentos ricos em Vitamina B12 são os de origem animal (peixes, mariscos, frango, laticínios, vísceras, ovos e carnes).
QUAL A FUNÇÃO DA VITAMINA B12?
É uma vitamina hidrossolúvel, que faz parte de coenzimas envolvidas com a síntese dos ácidos nucléicos e em outras importantes vias metabólicas. A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em vegetarianos estritos e em pacientes com síndrome de má absorção, distúrbios metabólicos e após gastrectomia. Os estados de deficiência do fator intrínseco, uma vez que este fator é necessário para absorção da vitamina B12. A Vitamina B12, assim como as outras vitaminas do complexo B, desempenham um papel importante no metabolismo, ajuda na formação de glóbulos vermelhos no sangue e na manutenção do sistema nervoso central. É usada para o tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência, no tratamento da anemia magaloblástica e como antineurítico.
Como o corpo tem capacidade de armazenar grandes quantidades de vitamina B12, sua defi ciência é quase rara. No entanto, a deficiência pode-se apresentar na incapacidade de utilizar a mesma. Esta incapacidade para ser absorvida desde o trato intestinal pode ser causada por uma enfermidade conhecida como anemia perniciosa. Além disso, os vegetarianos estritos que não ingerem quantidades adequadas de Vitamina B12 por meio de suplementos também são suscetíveis de padecer desta deficiência. É muito comum a deficiência de Vitamina B12 em vegetarianos, sendo que uma dieta rica em ácido fólico pode mascará-la (por não haver o surgimento da anemia megaloblástica). Os baixos níveis de Vitamina B12 podem causar anemia, intumescimento e formigamento das extremidades e também outros sintomas neurológicos como debilidade e perda de equilíbrio. Existem medicamentos, condições sistêmicas e fatores comportamentais que também interferem no metabolismo da Vitamina B12, da homocisteína e do ácido fólico. Conforme dados obtidos em estudo da Sociedade Germânica, Austríaca e Suíça de Homocisteína, drogas como metformina, omeprazol, levodopa e ciclosporina A, causam elevação nos níveis de homocisteína no plasma. Condições sistêmicas como psoríase, leucemia linfocítica aguda, artrite reumatoide, hipotireoidismo, deficiência renal e fatores comportamentais como tabagismo, alcoolismo e hábito de ingerir café contribuem para o aumento da homocisteína plasmática.
MODE DE USAR
Tomar 1 cápsula ao dia.
“Siga a orientação do seu médico ou profissional habilitado na área da saúde, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. ”
COMPOSIÇÃO
Vitamina B12 (cianocabalamina) 1000mcg
REAÇÕES ADVERSAS
Algumas pessoas manifestam reações alérgicas a Vitamina B12, especialmente na forma injetável. Altas doses de Vitamina C (acima de 6g ao dia) podem deslocar a Vitamina B12.
CONTRAINDICAÇÕES
Não foram relatadas toxicidade/contraindicações nas referências consultadas.
Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
Gestantes, idosos e crianças devem consultar o médico ou profissional habilitado na área antes de usar.
PRECAUÇÕES
Não utilizar as vitaminas como substitutos de uma dieta equilibrada nem ingerir doses maiores do que as recomendadas.
ORIENTAÇÕES GERAIS
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
12. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Literatura do fornecedor.
BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira. Formulário Médico Farmacêutico. 3°ed. São Paulo: Pharmabooks, 2006.
A.D.A.M., Inc. está acreditada por la Comisión Norteamericana de Certifi cación de la Atención Médica (American Accreditation HealthCare Commission, URAC: www.urac.com) Magistral – vol 1 – 3ª Ed – Pharmabooks
Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"